
Prefácio
Grande parte das pessoas que chegam ao meu consultório é composta por mulheres, talvez 90%, seja buscando atendimento em sessões de psicoterapia individuais, seja quando proponho grupos terapêuticos ou palestras. Além disso, sou mulher.
Daí vem um grande interesse por estudar e me aprofundar no universo feminino cada vez mais, a fim de me tornar uma profissional e uma pessoa melhor!
Ao longo dos anos, me deparei com livros com recortes de temas voltados para o público feminino: casamento, carreira, maternidade, educação dos filhos, dinheiro, corpo, sexualidade etc. Também encontrei guias mais completos, mas de outras especialidades como fisioterapia ou enfermagem.
Foi então que surgiu a vontade de elaborar um livro para ser um guia completo para mulheres e para profissionais da saúde que trabalham com elas, tendo um olhar mais amplo para as questões psicológicas e da saúde integral da mulher.
Após aprovado pela editora, convidei especialistas renomadas e experientes em suas áreas para colaborarem com esta obra de forma rica e profunda. E digo: conforme recebia os capítulos, me encantava com a qualidade e com a forma que o livro vinha tomando... Está aí! E é isso que quero que vocês sintam.
Esperamos contribuir com a saúde, o crescimento e o bem-estar das mulheres, promovendo maior autoconhecimento, autoestima, autocompaixão e autocuidado, contribuindo com informação de qualidade e que faça a diferença em cada uma!
Boa leitura e excelentes reflexões! Um beijo com carinho,
Julia Bittencourt e Equipe de Coautoras.

Educando Filhos para a Vida
Educar filhos para a vida não é uma tarefa fácil, pois é mais do que cuidar e ensinar boas maneiras.
Para alcançar esse objetivo é necessário que os pais sejam dedicados a dar bons exemplos e a auxiliar seus filhos a enfrentarem os desafios próprios de cada etapa do desenvolvimento deles.
Enquanto os filhos crescem, os pais se deparam com inúmeros desafios e com a necessidade de exercitar a paciência, coragem e persistência. Ao mesmo tempo, quando esses pais entram em contato com suas fragilidades, buscam formas de aprender para melhor exercerem seus papéis.
Este livro nasce do desejo de facilitar esse processo, levando mais informações aos pais e cuidadores, capacitando-os para essa difícil missão. No entanto, não deve ser visto como um manual que dita regras a serem seguidas, mas que possa contribuir para uma reflexão e oferecer formas de atuação mais assertivas.